quarta-feira, 15 de abril de 2009

O Urso Branco da noite

Era uma vez uma mulher que morava com sua família numa cabana na floresta. Na cabana era possível encontrar seu marido, sua sogra, seus tres filhos. Do lado de fora da cabana estavam o cachorro da família, um camelo, um gato e algumas cabras. Todos os dias a mulher trabalhava cuidando da casa, da alimentação das crianças, dos adultos e dos animais. Ela era cuidadosa com o que fazia. Nunca deixava faltar alimento para todos, nem tão pouco deixava a casa ou a roupa da família desorganizada.
Ela acordava cedo, cuidava do café da manhã do marido, dos filhos, da sogra e começava a cuidar da casa e da roupa. Depois ia para o terreno e cuidava dos animais. Sempre teve muito prazer em realizar as tarefas para a família.
Certo dia, a noite já ia alta, ela levantou para verificar se a porta da casa estava trancada, se as janelas estavam fechadas, se as crianças estavam cobertas, se a sogra havia colocado as meias nos pés, pois ela era idosa e sentia muito frio nos pés e se seu marido já estava dormindo.
A filha caçula estava deitada sobre o tapete da sala aonde havia brincado ao entardecer. Era hora de levá-la para o quarto. Acomodou a menina na cama, ao lado da cama de sua avó e carinhosamente puxou a coberta sobre ela. Colocou ao lado da filha, a boneca com seu vestido de fada, que ela havia ganho de presente da madrinha.
A coberta era de pele de camelo e já era bastante gasta. A mulher estava muito cansada naquele dia. Ela observou que havia uma coisa estranha sobre a coberta, mas não conseguiu entender muito bem o que era. Parecia ter visto um urso branco... mas ela não conseguiu entender muito bem o que um urso branco estaria fazendo ali. Aquilo parecia estranho, parecia não existir, uma aparição! Como ela estivesse muito cansada, com muito sono, acreditou se tratar de sua imaginação... Mesmo assim, ela visualisou, misturada no que parecia ser a coberta de pele de camelo, algo como se fosse as tetas rosadas do urso que se deitara relaxadamente de barriga para cima, como se estivesse ibernando. Achou que estivesse ficando louca, mas concluiu que estava mesmo cansada e precisava dormir para recuperar suas forças.
Mal se deitou, ainda não havia pego no sono e logo viu uma luz vinda da janela, que obrigou-a a levantar e ver o que era. Um movimento de vizinhos vindos do lado de fora de sua casachamou sua atenção. Eles portavam tochas de fogo e cercavam sua casa.
Ela viu pela janela um homem portando uma corda grossa nas mãos, outro manobrando uma carroça que se colocava na porta dos fundos de sua cabana. Uma mulher olhando tudo horrorizada. De repente um enorme barulho, uma consufão! Ela então, num sobresalto, sentiu que aquilo que tinha tomado como uma sonolenta suposição, era verdade! Pulou da cama com a voz embargada, tentando gritar para o resto da família, que ainda dormia, o que acreditava estar acontecendo. Voou para o quarto onde havia deixado a filha caçula dormindo, abriu a porta e se deparou com a coberta de pele de camelo espalhada sobre a cama, um enorme urso branco sentado sobre sua filha caçula, com enormes dentes de fora e uma expressão de fúria em seus olhos! Entre o urso branco e a menina estava a boneca vestida de fada. A menina parecia calma, tranquila, mostrava que saberia lidar com as ameaças do urso.
Todos os outros habitantes da casa estavam tentando entender, tentando ver o que acontecia no quarto. Os vizinhos falavam alto do lado de fora da casa e se movimentavam tentando saber notícias sobre os moradores.
A mulher ficou paralizada. Sem ação, sem voz, com o coração aos saltos, olhando. Ficou congelada naquele lugar, naquele momento...
Abriu os olhos, olhou o relógio para saber que horas eram, esperou a respiração acalmar, o coração bater devagar, deitou e voltou a dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores