sexta-feira, 30 de abril de 2010

Um Ermitão, uma dessas pessoas que por amor a Deus se refugiam na solidão do deserto, dos bosques ou da montanha, para dedicar-se somente à oração e à penitência, muitas vezes reclamava que tinha muito o que fazer.

Lhe perguntaram como era possível que em sua solidão, tivesse tanto trabalho...

-Tenho que domar dois falcões, treinar duas águias, manter quietos dois coelhos, vigiar uma serpente, carregar um asno e sujeitar um leão.

-Não vemos nenhum animal perto do local onde vives! Onde estão estes animais?

O Ermitão então explicou: - Estes animais, todos os homens têm! Voces também os têm!

Os dois falcões se lançam sobre tudo o que aparece, seja bom ou mau! Tenho que domá-los para que só se fixem sobre "uma" boa presa! SÃO OS MEUS OLHOS!

As duas águias ferem e destroçam com suas garras! Tenho que treiná-las para que sejam úteis e ajudem sem ferir. SÃO AS MINHAS MÃOS!

Os dois coelhos querem ir aonde lhes agrada, fugindo dos demais e esquivando-se das dificuldades. Tenho que ensinar-lhes a ficarem quietos, mesmo que seja penoso, problemático ou desagradável. SÃO OS MEUS PÉS!

O mais difícil é vigiar a serpente, apesar de estar presa numa jaula de trinta e duas barras! Mal se abre a jaula, está sempre pronta para morder e envenenar os que a rodeiam. Se não a vigio de perto causa danos. É A MINHA LÍNGUA!

O burro é muito obstinado, não quer cumprir com suas obrigações. Alega estar cansado e se recusa a transportar a carga a cada dia. É O MEU CORPO!

Finalmente, preciso sujeitar o leão. Ele sempre quer ser o rei, o mais importante. É vaidoso e orgulhos! É O MEU EGO!

Portanto, há muito o que se fazer...

Seguidores