quarta-feira, 22 de abril de 2009

Cor do texto"Jogo vida, jogo a tarde
Jogo a faca e a razão
Jogo o mundo à sua sorte
E aCor do texto mentira eu jogo ao chão
A roda vai rodar
Cor do textoECor do textou jogo o meu amor então
E se eu puder
Cor do textoEntrCor do textoo na roda e vou rodar também"
Cor do texto[Edu Lobo/Ruy Guerra]
Quase sempre me daparo com coisas que não posso mudar. Gostaria, desejaria, poderia, queria mudar. Tristemente percebo que não está ao meu alcance. Que não depende somente de mim. Existe o tempo correto para que as coisas mudem.
Cor do texto
" A minha tristeza não é feita deCor do texto angústias
A minha tristeza não é feita Cor do textodCor do textoCor do textoe angústias
A minha surpresa
A minha surpresa é só feita de fatosCor do texto
De sangue nos olhos e lama nos sapatos
Minha fortaleza
Minha fortaleza é de um silêncio infame
Bastando a si mesma, retendo o derrame
A minha represa"
[Chico Buarque/Ruy Guerra]
Quanta arrogância! Quanta vaidade!
Como se pode pensar em ser o centro do universo?
Como pode imaginar que o mundo gira ao seu comando?
Como pode querer adivinhar os pensamentos dos outros? Rivalidade? Disputa?
Por mim cooperação, ação conjunta...
Cor do texto
"Sonhar
mais um sonho impossível
Lutar
Quando é fácil ceder
Vencer
O inimigo invencível
Negar
Quando a regra é vender...
É minha lei!
É minha questão!
Virar esse mundo, cravar esse chão!
Não importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
por um pouco de paz..."
[Chico Buarque/ Ruy Guerra]

quarta-feira, 15 de abril de 2009

O Urso Branco da noite

Era uma vez uma mulher que morava com sua família numa cabana na floresta. Na cabana era possível encontrar seu marido, sua sogra, seus tres filhos. Do lado de fora da cabana estavam o cachorro da família, um camelo, um gato e algumas cabras. Todos os dias a mulher trabalhava cuidando da casa, da alimentação das crianças, dos adultos e dos animais. Ela era cuidadosa com o que fazia. Nunca deixava faltar alimento para todos, nem tão pouco deixava a casa ou a roupa da família desorganizada.
Ela acordava cedo, cuidava do café da manhã do marido, dos filhos, da sogra e começava a cuidar da casa e da roupa. Depois ia para o terreno e cuidava dos animais. Sempre teve muito prazer em realizar as tarefas para a família.
Certo dia, a noite já ia alta, ela levantou para verificar se a porta da casa estava trancada, se as janelas estavam fechadas, se as crianças estavam cobertas, se a sogra havia colocado as meias nos pés, pois ela era idosa e sentia muito frio nos pés e se seu marido já estava dormindo.
A filha caçula estava deitada sobre o tapete da sala aonde havia brincado ao entardecer. Era hora de levá-la para o quarto. Acomodou a menina na cama, ao lado da cama de sua avó e carinhosamente puxou a coberta sobre ela. Colocou ao lado da filha, a boneca com seu vestido de fada, que ela havia ganho de presente da madrinha.
A coberta era de pele de camelo e já era bastante gasta. A mulher estava muito cansada naquele dia. Ela observou que havia uma coisa estranha sobre a coberta, mas não conseguiu entender muito bem o que era. Parecia ter visto um urso branco... mas ela não conseguiu entender muito bem o que um urso branco estaria fazendo ali. Aquilo parecia estranho, parecia não existir, uma aparição! Como ela estivesse muito cansada, com muito sono, acreditou se tratar de sua imaginação... Mesmo assim, ela visualisou, misturada no que parecia ser a coberta de pele de camelo, algo como se fosse as tetas rosadas do urso que se deitara relaxadamente de barriga para cima, como se estivesse ibernando. Achou que estivesse ficando louca, mas concluiu que estava mesmo cansada e precisava dormir para recuperar suas forças.
Mal se deitou, ainda não havia pego no sono e logo viu uma luz vinda da janela, que obrigou-a a levantar e ver o que era. Um movimento de vizinhos vindos do lado de fora de sua casachamou sua atenção. Eles portavam tochas de fogo e cercavam sua casa.
Ela viu pela janela um homem portando uma corda grossa nas mãos, outro manobrando uma carroça que se colocava na porta dos fundos de sua cabana. Uma mulher olhando tudo horrorizada. De repente um enorme barulho, uma consufão! Ela então, num sobresalto, sentiu que aquilo que tinha tomado como uma sonolenta suposição, era verdade! Pulou da cama com a voz embargada, tentando gritar para o resto da família, que ainda dormia, o que acreditava estar acontecendo. Voou para o quarto onde havia deixado a filha caçula dormindo, abriu a porta e se deparou com a coberta de pele de camelo espalhada sobre a cama, um enorme urso branco sentado sobre sua filha caçula, com enormes dentes de fora e uma expressão de fúria em seus olhos! Entre o urso branco e a menina estava a boneca vestida de fada. A menina parecia calma, tranquila, mostrava que saberia lidar com as ameaças do urso.
Todos os outros habitantes da casa estavam tentando entender, tentando ver o que acontecia no quarto. Os vizinhos falavam alto do lado de fora da casa e se movimentavam tentando saber notícias sobre os moradores.
A mulher ficou paralizada. Sem ação, sem voz, com o coração aos saltos, olhando. Ficou congelada naquele lugar, naquele momento...
Abriu os olhos, olhou o relógio para saber que horas eram, esperou a respiração acalmar, o coração bater devagar, deitou e voltou a dormir.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Uma questão de escolha

Se as coisas não estão indo lá muito bem, precisamos redefinir nossas escolhas. Se estamos vivendo algo ou alguma coisa que não está satisfazendo nosso desejo é exatamente aí, que a revisão do caminho precisa ser feita.
Quando estamos num percurso, precisamos ver claramente o entorno. Com o que e com quem estamos nos encontrando, trocando... essa energia formada pela soma de "nós" é diferente da energia emitida por uma única pessoa.
Quando caminho só, não estou aberto a trocas. Quando caminho em companhia, estou abrindo canais de interação e já não se pode pensar em "minha energia", mas em "nossa energia". Já não prevalece "minha vontade", mas o que é possível a partir da soma de outras energias.
É preciso subir um degrau acima e ver com uma lente um pouco mais ampliada o que está acontecendo a partir de toda interferencia em volta.
Nosso desejo pode não estar sendo realizado por interferencia de outras energias ao redor e não somente daquela proveniente de dentro de nós.
É preciso um certo equilíbrio entre todos para que haja possibilidade de realização de desejos.
A certeza de que "intenções" diferentes podem retardar a realização de desejos, me leva a prestar atenção na questão da escolha do caminho e dos caminhantes.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

O Começo

Hoje acordei com vontade de efetivar a minha idéia de criar um blog. Não sei bem quem vai acessar esse recurso da Internet, mas já me basta escrever colocando minhas idéias no ar.
Hoje é sexta-feira, 10 de abril e no mundo inteiro se para pra pensar em Jesus Cristo. Imaginem a força desta data mundial, onde se pensa na Paixão de Cristo.
Eu pensei em todas os momentos desse tempo presente: terremoto na Itália, preocupação economica mundial... feriado, pessoas viajando, pessoas encontrando seus familiares e amigos... dramatização do calvário do Cristo... encontros... Minha lente de aumento se ampliou e visualizei o Planeta a 10.000 Km de distância! Que beleza! Como um grão de areia, enviei energia para todas as coisas presentes no planeta e dediquei um tempo de mim para aspergir positividade sobre ele.
Escrevendo, também sinto uma lente aberta capaz de emitir para várias partes do planeta meu mais elevado pensamento de Paz, Amor, Discernimento, Equidade, para todos.

Seguidores